sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Formatura PROERD 2012


PROERD 2012 EM IRINEÓPOLIS: 
'CRIANÇAS DIZEM SIM A VIDA E NÃO AS DROGAS'


    No dia 08/11/2012, ocorreu a formatura anual do PROERD - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência - de alunos do 5 º ano das unidades de ensino de Irineópolis, no Ginásio Municipal de Esportes. 
     O PROERD, programa institucional da Polícia Militar de Santa Catarina, de origem norte-americana, foi criado em 1983, sendo implantando em nosso país, em 1992; consistindo numa ação conjunta entre a Polícia Militar, a escola e a comunidade, no sentido de prevenir e reduzir o uso indevido de drogas e a violência, sendo dividido em 10 lições em sala de aula. Nestas ocasiões, o policial fardado repassa orientações às crianças sobre a relevante temática. 
   Em Irineópolis, 174 alunos das referidas unidades de ensino (Escola de Educação Básica Horácio Nunes, Grupo Escolar Dalmo Edson Sfair, Grupo Escolar Zélia Milles, Núcleo Escolar Presidente Adolfo Konder e Núcleo Educacional Guilherme Bossow), disseram 'Sim à vida e não às drogas'. 
        Diversas autoridades de Irineópolis e Porto União prestigiaram o evento.
     Os instrutores Sub Tenente PM Kosteski e Soldado PM Cláudio foram os responsáveis pela aplicação do referido programa, o qual prosseguirá no ano de 2013. Importante frisar, que o município de Irineópolis, no contexto da Polícia Militar, é subordinado à Porto União-SC.


























                      Fontes: Gazeta União e Policia Militar Santa Catarina

Presidente Adolfo Konder


Presidente Adolpho Konder 
Vice Valmor Argemiro Ribeiro Branco
Governou Santa Catarina de 1926 a 1930



Assumiu o governo em 28 de setembro. Governou até 19 de fevereiro de 1929, quando candidatou-se ao Congresso Nacional e passou o governo para o Presidente do Congresso Estadual, Antônio Vicente Bulcão Vianna.

Ao abrir a sessão legislativa de 1927, o governador Adolpho Konder já tinha, em 22 de julho do mesmo ano, vontade de reformar a Constituição Estadual. Ele propunha que a Carta fosse realizada como “medida justa e imprescindível”. Em 1928, quando abriu a sessão legislativa, o assunto era a reforma constitucional.

Em 02 de julho de 1929 foi nomeada a Comissão encarregada de dar parecer sobre a Reforma Constitucional, composta pelo deputados Artur Ferreira da Costa, Carlos Gomes de Oliveira, Álvaro Catão, Manoel da Nóbrega, Dorval Malchiades de Sousam Luiz Gallotti e Marcos Konder (irmão de Adolpho). Esta Constituição foi promulgada em 27 de julho de 1929.

Konder, em 1929, realizou viagem histórica ao ponto final do território catarinense, encontrando-se com Getúlio Vargas, então governador do Rio Grande do Sul. Viajou em lombo de cavalo e foi o primeiro governador a chegar ao Oeste catarinense. Ao chegar a Dionísio Cerqueira, fundou um escola, sediou um destacamento da Polícia Militar e nomeou um exator para a arrecadação de tributos.

Suas obras foram muitas e, dentre elas, destacam-se a campanha em prol do cultivo de trigo, a transformação e adaptação do edifício do jornal oficial A República em sede do Poder Judiciário, a construção da Penitenciária do Estado, na capital, e o apoio às obras da maternidade local, depois denominada Carlos Corrêa.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

INFORMATIVO AK Edição nº 001 nov.2012







Responsável: 
Nilmar Fernando Jevouski

Colaboradores: 
Alunos, Funcionários e Professores do N E P Adolfo Konder,

Edição disponível em PDF
Edição 001


Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.