quarta-feira, 29 de maio de 2013

Escola Via Net

      
         A Rede Municipal de Ensino de Irineópolis tem a gestão de sua documentação usando o Sistema EVN Escola Via Net. 
    O sistema Escola Via Net, desenvolvido pela Controller, permite que os administradores, os docentes e os próprios estudantes e seus pais tenham acesso aos dados necessários para melhorar o processo educacional como um todo. Completamente modular, o sistema evn permite que a escola incremente cada vez mais seus processos. Mais ainda, permite uma integração entre diversas escolas da mesma rede, privada ou pública, otimizando ainda mais a gestão dos recursos disponíveis.
      A Controller nasceu em setembro de 1999, fruto da iniciativa de três profissionais interessados em utilizar a tecnologia da informação para ajudar o sistema educacional brasileiro a gerir melhor seus dados e, a partir daí, oferecer um ensino de qualidade. Desde sua criação, a empresa já instalou seus produtos em mais de 1500 instituições, distribuídas em doze Estados brasileiros.

por: Equipe EVN



É impressionante como a tecnologia está cada vez mais inserida no cotidiano das pessoas. Este fenômeno está acontecendo bem mais cedo, com crianças, cada vez mais jovens, se inserindo no mundo digital, nas redes sociais, e nos recursos que temos disponíveis. A elas damos o nome de Geração Z, que é a sucessora da Geração Y. 


Mas, tecnicamente, o que é a Geração Z? Nós mal acabamos ouvir falar da Y e já vem esta nova letra. Dentre todos estudos que tratam do assunto, a definição mais pacificada é que os membros desta geração são os filhos da geração nascida após 1982. Ela compreende os nascidos a partir de 1991, concomitantemente com o nascimento e difusão da World Wide Web - www.


Os Zs nasceram e viveram todos os avanços tecnológicos dos últimos tempos, jamais tiveram contato com uma máquina de datilografia, e acham muito vintage, porém charmoso, um disco de vinil. Suas habilidades com a tecnologia são praticamente natas, e são facilmente conhecidos se observada a forma como utilizam os dois polegares para “teclar” em seus Smartphones. São especialistas em definir e separar os assuntos de suas conversas por #hashtags.


No passado recente, pensar o ensino para a Geração Y já foi um grande desafio, que até hoje os profissionais envolvidos no ensino superior e pós-graduação estão enfrentando, mas que já não é mais um mistério. Agora estamos com outro desafio que é o preparo da base do ensino para os Zs, ou seja, pensar o lúdico para a educação infantil aliado à tecnologia, considerar o teclar além do escrever e da caligrafia porque isto também é uma competência a ser desenvolvida nestes alunos. Mas o mais importante é nunca esquecer que o desenvolvimento do pensamento e do raciocínio não tem idade, geração ou qualquer outra fronteira.


Além do preparo do ensino para os Zs, é muito importante também pensar o relacionamento com os seus pais, os Ys. Eles também são diferenciados dos seus pais, também pensam e agem com certa intimidade com a tecnologia e também esperam uma escola e um projeto pedagógico mais próximos de sua realidade. Para eles, por exemplo, é importante poder acompanhar o desempenho escolar de seus filhos a partir de qualquer lugar, saber o e-mail dos professores e poder resolver questões por meio de chats sem ter que sair de seus escritórios.


Assim, entendemos que a tecnologia é uma grande aliada no processo do ensino e da construção do saber, bastando apenas sabermos como utilizá-la.


Quer saber mais sobre tecnologia aplicada ao ensino, fale conosco –relacionamento@evn.com.br .


Nenhum comentário:

Postar um comentário