terça-feira, 28 de maio de 2013

Programa de Inclusão Digital Beija-Flor

Ações de inclusão digital devem ser encaradas como algo maior que simplesmente disponibilizar recursos de tecnologia da informação e da comunicação (TICs). A face social desses projetos reflete diretamente na motivação e no comportamento daqueles que buscam nos telecentros, um local que possibilite novas perspectivas de relações sociais, econômicas e políticas, onde o valor maior reside no exercício da cidadania e na melhoria da qualidade de vida.
Integrar comunidades, incrementar renda, gerar massa crítica, oportunizar novas colocações no mercado de trabalho, dinamizar o acesso a informações e conhecimentos capazes de ampliar os horizontes das pessoas. Esses são alguns dos preceitos que movem o Programa Beija-Flor.
O Programa Beija-Flor motiva seus usuários ao uso consciente e cidadão dos recursos disponíveis, buscando, sobretudo, protagonistas da vida política e social do país.

Histórico
30-Jan-2008
O Programa de Inclusão Digital Beija-Flor iniciou suas atividades em 31 de novembro 2004 quando teve seu lançamento oficial. Em 04 de dezembro inaugurou seu primeiro telecentro comunitário, localizado na comunidade rural Barra do Tigre, Escola Estadual Básica Dogello Goss, no município de Concórdia.
Esse era o primeiro de 129 unidades já implantadas, ou seja, 44% dos municípios de Santa Catarina formalizaram parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca com vistas á instalação de um telecentro do Programa Beija-Flor.
Seguramente, o Programa Beija-Flor se consolidou graças ao empenho de inúmeras instituições parceiras, que atuam no viés da responsabilidade social institucional, mas, possuem em seus quadros, capital humano sensível as questões sociais. Governo, iniciativa privada e terceiro setor estão unidos e presentes nas ações de combate à exclusão social e digital desenvolvidas pelo Programa de Inclusão Digital Beija-Flor.
Universalizar e permitir o acesso às tecnologias da informação e da comunicação é apenas um dos objetivos do Programa, que, enquanto ação de governo eletrônico, busca proporcionar ao cidadão acesso livre e gratuito.

O Programa Beija-Flor promove a inclusão digital no meio rural e pesqueiro de SC
30-Jan-2008
O Programa Beija-Flor atua fortemente em comunidades rurais e pesqueiras de Santa Catarina. Mais do que os recursos tecnológicos implantados nos telecentros há o fomento de atividades pedagógicas, cujo objetivo é permitir o exercício da cidadania. Nesse sentido, o Programa busca nos parceiros, apoio para o desenvolvimento de ações visando atender às demandas das comunidades atendidas.
Os telecentros ou unidades de inclusão digital são núcleos equipados com computadores e acesso à internet. São instalados em locais de acesso público, como escolas, colônia de pescadores, bibliotecas públicas, prefeituras municipais, associações da sociedade civil, dentre outros. São espaços de integração comunitária, aprendizagem, crescimento pessoal e mobilização social. Funcionam como salas de aula de informática com monitores capacitados e também proporcionam acesso livre à internet.
Todos os computadores são doados à Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, que mantém uma equipe técnica que revisa, promove a manutenção e instalação dos equipamentos.
Nos processos de formação ou capacitação de monitores e coordenadores de telecentros há uma intensa troca de experiências entre os membros da equipe que atuam nos telecentros. Além desse, são promovidos encontros cujo objetivo foca em apresentar as melhores práticas de atividades, buscando maior interação e compartilhamento de conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário