terça-feira, 28 de maio de 2013

Início Sala de Informática

Neste dia 28/05 entrou em atividade a Sala de Informática do Núcleo Escolar Presidente Adolfo Konder, a primeira turma que a utilizou foi a 8ª Série I nas aulas de história juntamente com a professora Wilza Carla Hennig.

8ª Série- I

Alcimir Rezende
Amanda Alves
Ana Paula Branco de Oliveira Maia
Ana Paula Krzewinski
Andressa Leticia Grizotti
Antonio Geovane Rincao
Barbara Zuzak
Carlos Felipe Fuck
Eriton Antonio Vorel
Felipe Reichardt
Gilson Friedrich
Graziele Ferreira Draeger
Joana Krezevinski
Joao Maria Rezende
Jonas Martins Barbosa
Jose Augusto Nidzielski
Lariça Zientara
Leticia Prestes Boehs
Lucas Cristian Estrizer
Lucas Farias
Renam Junior Camargo
Rita de Cassia Ribeiro
Rosimeri dos Santos















A Informática vem adquirindo cada vez mais relevância no cenário educacional. Sua utilização como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vem aumentando de forma rápida entre nós. Nesse sentido, a educação vem passando por mudanças estruturais e funcionais frente a essa nova tecnologia. 
Houve época em que era necessário justificar a introdução da Informática na escola. Hoje já existe consenso quanto à sua importância. 
Segundo FRÓES : “A tecnologia sempre afetou o homem: das primeiras ferramentas, por vezes consideradas como extensões do corpo, à máquina a vapor, que mudou hábitos e instituições, ao computador que trouxe novas e profundas mudanças sociais e culturais, a tecnologia nos ajuda, nos completa, nos amplia.... Facilitando nossas ações, nos transportando, ou mesmo nos substituindo em determinadas tarefas, os recursos tecnológicos ora nos fascinam, ora nos assustam...”
A Tecnologia não causa mudanças apenas no que fazemos, mas também em nosso comportamento, na forma como elaboramos conhecimentos e no nosso relacionamento com o mundo. Vivemos num mundo tecnológico, estruturamos nossa ação através da tecnologia, como relata KERCKHOVE , na Pele da Cultura “os meios eletrônicos são extensões do sistema nervoso, do corpo e também da psicologia humana”.
De acordo com (FRÓES) “Os recursos atuais da tecnologia, os novos meios digitais: a multimídia, a Internet, a telemática trazem novas formas de ler, de escrever e, portanto, de pensar e agir. O simples uso de um editor de textos mostra como alguém pode registrar seu pensamento de forma distinta daquela do texto manuscrito ou mesmo datilografado, provocando no indivíduo uma forma diferente de ler e interpretar o que escreve, forma esta que se associa, ora como causa, ora como conseqüência, a um pensar diferente.”
BORBA(2001) vai um pouco mais além, quando coloca “seres-humanos-com-mídias” dizendo que “ os seres humanos são constituídospor técnicas que estendem e modificam o seu raciocínio e, ao mesmo tempo, esses mesmos seres humanos estão constantemente transformando essas técnicas.” ( p.46)
Dessa mesma forma devemos entender a Informática. Ela não é uma ferramenta neutra que usamos simplesmente para apresentar um conteúdo. Quando a usamos, estamos sendo modificados por ela.

Referências bibliográficas:

BORBA, Marcelo C. e PENTEADO, Miriam Godoy - Informática e Educação Matemática - 
FRÓES,Jorge R. M.Educação e Informática: A Relação Homem/Máquina e a Questão da Cognição - http://www.proinfo.gov.br/biblioteca/textos/txtie4doc.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário